terça-feira, 8 de abril de 2008

COMO É MEDIDA NOSSA INTELIGÊNCIA? - Por Marcos Viana Curty

O cérebro humano é um órgão bastante complexo que dividido por dois hemisférios (direito e esquerdo) comanda todo o nosso sistema nervoso.
O hemisfério direito tem a tarefa de melodia, contextualização, sentido de oportunidade, intuição e noção da realidade. Já o hemisfério esquerdo tem a tarefa de lógica, tempo, aritmética, compreensão das palavras, raciocínio dedutivo e linguagem. Interessante é que o lado esquerdo do cérebro é responsável pelo controle do lado direito do corpo enquanto que o lado direito do cérebro é quem comanda o lado esquerdo do corpo.

imagem cedida pelo Google
Existem diferentes métodos para medir a nossa inteligência, entre eles cito o mais famoso,o QI ou Quociente de Inteligência. Criado no século XX em Paris por Alfred Binet, em busca do resultado de seu esforço em educar crianças com dificuldades no aprendizado, ou seja, crianças que eram consideradas retardadas por não atingirem a média considerável de pontuação. O QI é um teste que mede a habilidade mental (Psicografia). A inteligência vem de duas formas em que a primeira dar-se a herança genética (determina o intelecto) e a segunda é através de estudos de um grupo de psicólogos que acreditam em vários tipos de inteligência e desenvolvimento vindos da nossa formação. Na verdade, medir inteligência é algo realmente problemático.

Hoje em dia a medida de inteligência é feita por uma variedade de diferentes tipos de habilidades como linguagem, matemática, espacial, a própria memória e o raciocínio. O pré-teste é feito com um grupo de pessoas que representa a população em que o resultado chega a atingir a pontuação entre 90 e 110, ou seja, a maioria está na média de inteligência quanto que a minoria está em fins extremos de baixa e alta inteligência.

O QI É UM BOM MEDIDOR DE INTELIGÊNCIA?

Se teste de QI funciona ou não, este é com certeza visto por todos como um teste de avaliação individual que busca focar mais os problemas de habilidade do que a inteligência de modo geral. No entanto, eles nem mesmo são compreendidos por resolver habilidades ou problemas, mas de avaliar bem a atitude verbal e analítica de cada indivíduo. Quanto a criatividade, os testes não são precisos em conhecimento e nem em outras habilidades. Algumas pessoas dizem que estes testes são para mostrar somente quão bom o indivíduo é no teste de QI.

TESTES ALTERNATIVOS DO CÉREBRO


Howard Gardner acredita que a inteligência pode ser inata, geral e única, pois a performance de cada um será sempre maior ou menor em qualquer área. Gardner sugere que habilidades são organizadas horizontalmente e que se deve pensar verticalmente ao invés de haver uma faculdade mental geral. A memória e aprendizado são estimulados em cada área ou domínio, trabalhando as semelhanças e não uma relação direta. Na teoria de Gardner, todos temos habilidades para questionar e procurar respostas através do uso das inteligências, pois todos temos nossas bagagens genéticas que são determinadas por fatores genéticos e condições ambientais.

Um comentário:

Anônimo disse...

é um assunto explorado mas infinito para estudos e aprofundamento. Muito interessante

tata