quinta-feira, 10 de abril de 2008

Caipirinha = Remédio? - Por Marcos Viana Curty

Você sabia que esta tradicional bebida brasileira é bem vista por todos? Esta bebida já faz até parte do roteiro dos estrangeiros quando vêm conhecer o nosso país, pois aqueles que já passaram por aqui e tiveram a oportunidade de saborear esta bebida a base de limão, açúcar e cachaça.Os "gringos" nunca param numa só. Fato é que esta fantástica bebida já virou uma marca brasileira e está sempre na boca de todos os estrangeiros quando a pergunta é sobre o Brasil. Quer um exemplo, pergunte para um "gringo" do que ele mais gostou no Brasil. Sabe o que ele vai responder? Sim, ele dirá, "Pelé-Futebol, lindas mulheres(são mesmo) e caipirinha com certeza".Imagem encontrada na net

Hoje por ser quinta-feira, paulistanos estão ansiosos com a chegada da sexta, perto do tão aclamado fim-de-semana. Tradicionalmente em São Paulo, quinta-feira é o dia da semana para sair com o amigos e relaxar depois de um duro dia de trabalho. Bebida? Bom, para aqueles que gostam de beber (socialmente), sugiro um copo bem gelado de caipirinha, pois além de referescante é muito bom para relaxar.

A Caipirinha também é uma medicina caseira. Como? "Medicina caseira?" Isso mesmo, esta bebida nasceu da medicina caseira, da tradicional infusão de limão e alho contra gripes e resfriados. "Caramba, quer dizer que se a gripe chegar, posso beber caipirinha?" Nossa melhor do que isso, só caipirinha mesmo. Isso tudo é porque alguém adicionou cachaça e criou a bebida que antes era somente a base de limão e alho.

O nome vem em homenagem as moradoras do interior de São Paulo, criadoras da primitiva beberagem. A receita da bebida? Bom é composta por limão amassado com açúcar, cachaça e gelo. Desde setembro de 1995, ela faz faz parte da lista oficial dos coquetéis da IBA (Associação Internacional de Barman).

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O QUE SIGNIFICA “NON DVCOR DVCO” – Por Marcos Viana Curty

Você leitor, deve estar se perguntando: Porque eu deveria saber disso?
Bom, a verdade é que eu sempre me fiz esta pergunta, e só hoje resolvi pesquisar o seu significado. Você se lembra daquele brasão estampado com aquele desenho de um braço de armadura carregando uma bandeira com uma cruz de malta e acima algumas torres amarelas com uma faixa abaixo escrito “NON DVCOR DVCO?”.

De acordo com a pesquisa que fiz e aqui relatarei, tive que me informar primeiro a respeito do significado destas palavras que estão em latim (língua falada do Lácio ou Lazio que é a região da Itália falada pelos antigos Romanos) e a origem dos brasões e sua importância. Com intuito de deixar os leitores curiosos até chegar ao fim deste artigo, deixo o significado destas palavras para depois, pois esta pesquisa é no mínimo curiosa.

Os Heralds eram originalmente conhecidos como os mensageiros enviados pelos monarcas com o papel de enviar mensagens ou proclamações e responsáveis pela decoração nos escudos dos exércitos, ou seja, os soldados sabiam quem eram os inimigos e quem eram os aliados, pois como não era possível ver os rostos dos soldados por causa da armadura, os escudos eram as identidades.

Um Herald era sempre vestido com uma espécie de roupagem sem mangas que cobria a armadura chamada de “colete”. Era decorado com a roupagem do exército de seu chefe. Possivelmente isto viera a nascer por razões dos torneios da Idade Média em que Heralds eram responsáveis por ajustar a roupagem dos cavaleiros do exército. A ciência que estuda a vestimenta dos soldados e histórias de famílias diferentes (Heráldica) se tornou importante e precisa durante os anos, e em diversos países do mundo é ainda encontrado pelos Heralds. Hoje em dia, ser um Herald é conhecer bem de vestimenta de exércitos diferentes.

Na União Européia, os Heralds ainda estão na ativa, eles são chamados para fazerem a leitura das proclamações publicamente e para isso, eles ainda vestem coletes com emblemas do exército real. Os países que ainda possuem Heralds na ativa (incluindo a União Européia) são: Canadá e República da África do Sul. Na Inglaterra e Escócia, os Heralds são funcionários da realeza conhecidos como “Heralds do Exército Particular”. Eles são sempre chamados para ocasiões especiais como, por exemplo, a coroação.

imagem encontrada em pesquisa feita na internet

Bom,chegamos nos finalmente e acredito que vocês leitores estão ansiosos para saber o significado disto tudo. Não pude deixar de pesquisar a origem dos brasões até por que o significado da palavra “NON DVCOR DVCO” está num brasão e significa “NÃO SOU CONDUZIDO, CONDUZO”. Este brasão representa o brasão de armas da cidade de São Paulo.

terça-feira, 8 de abril de 2008

COMO É MEDIDA NOSSA INTELIGÊNCIA? - Por Marcos Viana Curty

O cérebro humano é um órgão bastante complexo que dividido por dois hemisférios (direito e esquerdo) comanda todo o nosso sistema nervoso.
O hemisfério direito tem a tarefa de melodia, contextualização, sentido de oportunidade, intuição e noção da realidade. Já o hemisfério esquerdo tem a tarefa de lógica, tempo, aritmética, compreensão das palavras, raciocínio dedutivo e linguagem. Interessante é que o lado esquerdo do cérebro é responsável pelo controle do lado direito do corpo enquanto que o lado direito do cérebro é quem comanda o lado esquerdo do corpo.

imagem cedida pelo Google
Existem diferentes métodos para medir a nossa inteligência, entre eles cito o mais famoso,o QI ou Quociente de Inteligência. Criado no século XX em Paris por Alfred Binet, em busca do resultado de seu esforço em educar crianças com dificuldades no aprendizado, ou seja, crianças que eram consideradas retardadas por não atingirem a média considerável de pontuação. O QI é um teste que mede a habilidade mental (Psicografia). A inteligência vem de duas formas em que a primeira dar-se a herança genética (determina o intelecto) e a segunda é através de estudos de um grupo de psicólogos que acreditam em vários tipos de inteligência e desenvolvimento vindos da nossa formação. Na verdade, medir inteligência é algo realmente problemático.

Hoje em dia a medida de inteligência é feita por uma variedade de diferentes tipos de habilidades como linguagem, matemática, espacial, a própria memória e o raciocínio. O pré-teste é feito com um grupo de pessoas que representa a população em que o resultado chega a atingir a pontuação entre 90 e 110, ou seja, a maioria está na média de inteligência quanto que a minoria está em fins extremos de baixa e alta inteligência.

O QI É UM BOM MEDIDOR DE INTELIGÊNCIA?

Se teste de QI funciona ou não, este é com certeza visto por todos como um teste de avaliação individual que busca focar mais os problemas de habilidade do que a inteligência de modo geral. No entanto, eles nem mesmo são compreendidos por resolver habilidades ou problemas, mas de avaliar bem a atitude verbal e analítica de cada indivíduo. Quanto a criatividade, os testes não são precisos em conhecimento e nem em outras habilidades. Algumas pessoas dizem que estes testes são para mostrar somente quão bom o indivíduo é no teste de QI.

TESTES ALTERNATIVOS DO CÉREBRO


Howard Gardner acredita que a inteligência pode ser inata, geral e única, pois a performance de cada um será sempre maior ou menor em qualquer área. Gardner sugere que habilidades são organizadas horizontalmente e que se deve pensar verticalmente ao invés de haver uma faculdade mental geral. A memória e aprendizado são estimulados em cada área ou domínio, trabalhando as semelhanças e não uma relação direta. Na teoria de Gardner, todos temos habilidades para questionar e procurar respostas através do uso das inteligências, pois todos temos nossas bagagens genéticas que são determinadas por fatores genéticos e condições ambientais.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Heavy Metal no Brasil - Por Marcos Viana Curty

Será que os fãs do Heavy Metal estão satisfeitos com os preços abusivos dos tickets para assistir a seus ídolos e bandas prediletas?

Foto do Show 2008 Parque Antártica
No último sábado (05/04/2008) São Paulo teve a presença de três bandas internacionais (Black Label Society, Korn e OZZY) da qual a expectativa maior ficou para nada mais nada menos do que John Michael Osbourne - conhecido universalmente como
OZZY Osbourne.

Não é para menos, pois o "príncipe da escuridão" (carinhosamente chamado pelo seus fãs) estava em plena disposição para levar o público ao delírio com sucessos marcantes como "Crazy Train", "Paranoid", "Mister Crowley" entre outros grandes sucessos que fez deste "PAPA" do heavy metal ficar mundialmente conhecido. Hoje, aos 59 anos e seguindo a um estilo de vida saudável, Ozzy diz ter trocado as dependências químicas pelas dependências do rock, pois não há nada mais prazeroso do que ver um público que vibra e canta todos os seus sucessos.

O ticket para este show custou em média R$ 150,00 pra mais ou seja, num país burocrático como o nosso e taxas absurdas a serem pagas para o governo, faz de Ozzy uma celebridade a parte para os demais países, pois a média que se paga por aqui é maior do que se paga no exterior para o mesmo show ou seja, é preciso reconhecer que tal investimento é para a minoria.

O Brasil por ser um país em desenvolvimento contínuo é também um ótimo investimento para os grandes nomes da música e seus produtores, pois o preço de shows cobrados em terras brasileiras é sem dúvida uma mina de ouro se formos comparar com o que é cobrado no exterior para assistir ao mesmo show.

"Eu particularmente penso que sou um privilegiado de poder assistir a esse show, pois com certeza valeu cada centavo". O melhor show que ja estive.